Em parceria inédita entre Banco da Família e Prefeitura Municipal de Lages, nas tardes de 29 e 30 de Novembro de 2018, cerca de 270 ACS – Agentes Comunitárias de Saúde de Lages tiveram uma tarde de muito aprendizado e descontração. O primeiro momento foi de conhecimento e reciclagem para as profissionais que atuam junto das comunidades onde moram, através das Unidades Básicas de Saúde. O palestrante e consultor do Instituto Trata Brasil Evanildo de Almeida trouxe conceitos de melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade, formas de prevenção de doenças e bons hábitos, tudo isso dentro de uma abordagem interativa e lúdica sobre o saneamento básico.
Após o momento de aprendizado, veio o momento de descontração numa palestra de valorização profissional e motivacional, através da influenciadora digital Day Lima, a Creide, das redes sociais. Famosa por sua descontração e seu bom humor, Day Lima colocou o auditório para dar boas risadas e refletir sobre os dramas sociais, momentos de crescimento pessoal e para não desistir dos próprios sonhos. Por fim, um delicioso café foi servido para as Agentes Comunitárias de Saúde.
O evento foi promovido pelo Banco da Família e ocorreu no auditório da Uniplac, com presença do vice-prefeito Juliano Polese, e da anfitriã Isabel Baggio. “O principal motivo da existência do Banco da Família é a melhoria da qualidade de vida das pessoas, priorizando sempre o bem-estar das famílias através do nosso trabalho de organização do terceiro setor, com atuação baseada no microcrédito” enfatizou a presidente.
Para Erica Comicholi uma das responsáveis pela organização do evento que tem parceria com o projeto junto a Water.org destacou “O evento superou nossas expectativas, fomos muito bem recebidos pelos agentes de saúde, que observaram a importância do tema e o quanto são relevantes como profissionais dentro do sistema único de saúde”.
Com o auxílio da Secretária de Saúde Odila Waldrich e a gerente das Unidades de Saúde da Prefeitura de Lages Tatiane Matos, a cooperação foi possível. Segundo Tatiane, “o fortalecimento de ações como essa buscam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar destas famílias mais vulneráveis, implicando diretamente na promoção a saúde e prevenção de agravos, tornando os agentes ativos na transformação social, trazendo mais dignidade, possibilitando melhorias eficazes e duradouras que trazem mudanças para a sociedade como um todo.”
Por: Marketing BF