Foi inaugurada nesta segunda-feira, 25, a primeira agência do Banco da Família em solo paranaense. A agência que está localizada na esquina das ruas Professora Amazilia e Barão do Rio Branco, no centro de União da Vitória, vem fomentar a disponibilização de microcrédito e vai atender onze municípios da região.
O Banco da Família nasceu em 1998 como Banco da Mulher, por uma iniciativa da Câmara da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Industrial de Lages (SC), com a missão de ser uma alternativa de crédito aos pequenos negócios, formais e informais, de forma simplificada e eficiente – buscando ampliar e melhorar os pequenos negócios de modo que contribuíssem com o desenvolvimento regional.
Com um modelo eficaz, que permitiu que o seu crescimento acontecesse de forma sustentável, o Banco da Família expandiu ano após ano até se tornar a maior operação de microcrédito do Sul do país. Em menos de 20 anos concedeu cerca de R$ 500 milhões de crédito, impulsionando os negócios de mais de 250 mil empreendedores, em 70 municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Conforme a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, o Banco da Família nasceu para fomentar os pequenos negócios e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
“O microcrédito tem por objetivo atender as pessoas de baixa renda quando atuam empresarialmente, como reparos e consertos de alguma coisa, ou apara auxiliar quem faz doces para fora, padaria lavanderia, ou seja, negócios normalmente informais, mas que fazem da família o seu foco, gerando renda para a estrutura familiar”, explica.
Baggio disse que outros produtos foram anexados ao portfólio do Banco da Família, como reforma de casas, saneamento básico, recursos para melhorar a qualidade de vida das famílias. “Em geral esses pequenos empreendimentos estão nas casas das famílias e é para isso que o Banco da Família vem”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo, Valter Cano, que representou o prefeito na inauguração comemorou a chegada do Banco da Família.
“O Banco vai atuar na concessão de microcrédito, não apenas de uma linha específica, mas em todas linhas, de máquinas, equipamentos, capital de giro, mercadorias, atendendo às diversas necessidades dos micro e pequenos empreendedores”, pontuou. Para ele isso é uma benção para União da Vitória.
Além da cesta de produtos voltadas ao microempreendedor, o diferencial do banco da Família é a agilidade na liberação dos recursos e as taxas de juros atraentes para seus clientes. A agência local já está funcionando normalmente.
Por Jair Piloto Nunes – Grupo Verde Vale