Certificação de Transparência Mix Market

A Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Família – Banco da Família recebeu a certificação de transparência, qualidade e confiabilidade da informação do setor de microfinanças realizada pela organização norte-americana Microfinance Information Exchange (MIX).

Os Certificados de Transparência se outorgam às instituições de microfinanças que publicaram no web site do MIX Market (www.mixmarket.org) suas demonstrações financeiras auditadas correspondentes ao exercício de 2015, bem como os ratings financeiro e social.

O MIX é uma organização privada sem fins lucrativos, com sede em Washington, que trabalha com a transparência financeira das instituições de microfinanças, oferecendo serviços de informações sem custo. O objetivo é apoiar o crescimento do setor de microfinanças com a criação de uma plataforma pública de informação.

 

Inaugurada primeira agência do Banco da Família no Paraná

Foi inaugurada nesta segunda-feira, 25, a primeira agência do Banco da Família em solo paranaense. A agência que está localizada na esquina das ruas Professora Amazilia e Barão do Rio Branco, no centro de União da Vitória, vem fomentar a disponibilização de microcrédito e vai atender onze municípios da região.

O Banco da Família nasceu em 1998 como Banco da Mulher, por uma iniciativa da Câmara da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Industrial de Lages (SC), com a missão de ser uma alternativa de crédito aos pequenos negócios, formais e informais, de forma simplificada e eficiente – buscando ampliar e melhorar os pequenos negócios de modo que contribuíssem com o desenvolvimento regional.

Com um modelo eficaz, que permitiu que o seu crescimento acontecesse de forma sustentável, o Banco da Família expandiu ano após ano até se tornar a maior operação de microcrédito do Sul do país. Em menos de 20 anos concedeu cerca de R$ 500 milhões de crédito, impulsionando os negócios de mais de 250 mil empreendedores, em 70 municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Conforme a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, o Banco da Família nasceu para fomentar os pequenos negócios e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O microcrédito tem por objetivo atender as pessoas de baixa renda quando atuam empresarialmente, como reparos e consertos de alguma coisa, ou apara auxiliar quem faz doces para fora, padaria lavanderia, ou seja, negócios normalmente informais, mas que fazem da família o seu foco, gerando renda para a estrutura familiar”, explica.

Baggio disse que outros produtos foram anexados ao portfólio do Banco da Família, como reforma de casas, saneamento básico, recursos para melhorar a qualidade de vida das famílias. “Em geral esses pequenos empreendimentos estão nas casas das famílias e é para isso que o Banco da Família vem”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo, Valter Cano, que representou o prefeito na inauguração comemorou a chegada do Banco da Família.

O Banco vai atuar na concessão de microcrédito, não apenas de uma linha específica, mas em todas linhas, de máquinas, equipamentos, capital de giro, mercadorias, atendendo às diversas necessidades dos micro e pequenos empreendedores”, pontuou. Para ele isso é uma benção para União da Vitória.

Além da cesta de produtos voltadas ao microempreendedor, o diferencial do banco da Família é a agilidade na liberação dos recursos e as taxas de juros atraentes para seus clientes. A agência local já está funcionando normalmente.

Por Jair Piloto Nunes – Grupo Verde Vale

Banco da Família começa a operar no Paraná

Prestes a completar 20 anos de atuação, o Banco da Família, instituição de microcrédito com sede em Lages (SC), dá continuidade ao seu projeto de expansão no sul do País inaugurando na segunda-feira (25) a primeira filial no Paraná, em União da Vitória. Com 19 agências nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Banco da Família quer alcançar cerca de 4 mil pessoas em 10 cidades paranaenses, segundo a gerente da unidade, Maristela Schuler, que também é responsável pela agência de Videira.

“Nossa chegada ao Paraná nos deixa mais próximos da meta, que é estar presente em todas as operações de microfinanças do Sul do Brasil”, diz Isabel Baggio, presidente da instituição. “União da Vitória é bastante estratégica, pois faz divisa com Santa Catarina e fica bastante próxima das nossas agências de Videira e Caçador, além de ser uma região que tem perfil para ser atendida pelo Banco da Família”.

Certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), O Banco da Família trabalha com linhas de crédito voltadas para a população de baixa renda, promovendo a transformação social por meio do empreendedorismo, saneamento básico e aquisição da casa própria. A linha para saneamento básico é uma parceria com Water.Org, uma ONG internacional criada pelo ator Matt Damon, que financia construção de banheiros, compra de caixas d’água e materiais para construir ou reformar instalações hidráulicas e sanitárias.

Na habitação, o Banco da Família já financiou mil moradias, para famílias que têm renda média mensal de três salários mínimos. Chamada de BF Casa, a linha voltada para habitação tem baixíssima taxa de inadimplência.

Sobre o Banco da Família
A instituição tem atualmente 21 unidades, espalhadas pelos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná atendendo mais de 80 municípios. Segundo levantamentos da Microrate, empresa especializada em avaliação de desempenho e risco, sediada no Peru, o Banco da Família está classificado como a melhor instituição de microfinanças do Brasil e ocupa o quarto lugar no cenário composto por instituições de microfinanças da América Latina e Caribe.

Serviço
Inauguração da Primeira Agência do Banco da Família no Paraná
Data: 25 de junho de 2018
Horário: 8h30
Endereço: Rua Professora Amazília, 566, Centro – CEP: 84600-285 – União da Vitória/PR
Cidades alcançadas: União da Vitória, Cruz Machado, Porto União, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Bituruna, General Carneiro, São Mateus do Sul

Fonte: http://paranashop.com.br/2018/06/banco-da-familia-comeca-a-operar-no-parana/

Por: gabrieladequech@allpresscom.com.br

Banco da Família, de Lages, abrirá filial no Paraná

O Banco da Família, de Lages, que atua com microcrédito produtivo e orientado para impulsionar negócios de pessoas de baixa renda em SC e no Rio Grande do Sul, teve elevação da nota de risco internacional. Subiu do conceito B+ para A- no rígido sistema de qualificação da Microrate, a agência internacional de avaliação de risco no segmento.

A presidente do banco, Isabel Baggio, informa que em breve será inaugurada a primeira filial no Paraná. Outra novidade da instituição é a parceria com a ONG internacional Water.org para beneficiar 8 mil famílias com saneamento básico.

Por Estela Benetti