Durante os dias 18/03 à 23/03, a cidade de Lages vivenciou a Semana da Água de forma antes nunca vista. Foram dias intensos de conscientização e sensibilização da população para um tema muito importante: a água. É a fonte de vida, dependemos dela para viver. O Brasil é privilegiado neste assunto, segundo informações do Projeto Brasil da Águas, a maior reserva de água doce da Terra está aqui, cerca de 12% do total mundial. No entanto, há muito a ser feito para que tenhamos uma população consciente das boas práticas de preservação deste recurso tão importante.
A Semana da Água une-se a esse propósito. O primeiro dia da programação marcou o lançamento e oficialização do Fórum Permanente de Saneamento Básico de Lages. Formado por iniciativa de diferentes instituições locais, o fórum tem como objetivo a melhoria dos índices de saneamento básico na cidade e sensibilização da população em relação a importância da melhoria da saúde das pessoas. A Semana da Água foi a primeira ação efetiva do fórum. O ponto alto do primeiro dia foi quando dois Guardas Mirins do Parque leram o manifesto onde selava o compromisso das instituições em prol da água. O evento de lançamento aconteceu no Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto.
O segundo dia foi de Ação na Praça Vidal Ramos Sênior, no centro de Lages. Estiveram presentes as principais mascotes da cidade para sensibilizar e chamar a atenção das pessoas que passavam pela praça, que possui grande fluxo de pessoas. Através de panfletagem foram feitas orientações sobre saneamento básico e saúde. A estimativa é de que 300 pessoas participaram da ação.
No terceiro dia da Semana da Água aconteceu a Palestra Zoonoses e Tratamento dos efluentes no Meio Rural, no auditório da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac. A profª Dra. Bruna Silva docente Mestrado em Saúde e Ambiente da Uniplac abordou o tema: Saúde Única e Zoonoses. O médico veterinário UVZ Unidade de Vigilância em Zoonoses, Mayckon Antonio Cardoso Padilha, falou sobre as doenças teníase e cisticercose relacionada a falta de saneamento básico no meio rural. E fechando a noite de palestra, Rafael Guedes, engenheiro civil operando no sistema de Água e Esgoto do Consórcio Águas do Planalto falou sobre tratamento de efluentes.
Na quinta-feira, cerca de 50 pessoas participaram do Projeto Conhecendo os Destinos do Lixo. O projeto faz um circuito de visitação no aterro sanitário municipal, cooperativa de reciclagem no bairro São Miguel e dá informações para minicompostagem ecológica no CAV – Udesc.
Na manhã do dia 22/03 aconteceu a Capacitação Hidráulica TIGRE para profissionais da obra, no auditório da ACIL. A palestra interativa trouxe dicas e informações importantes para a construção e manutenção hidráulica das residências. No período da tarde, aconteceu a ação de sensibilização no Parque Jonas Ramos, o tanque. A ação contou com a participação da ETA piloto, Lixo Orgânico Zero, coleta de óleo, recicláveis, eletroeletrônicos e orientação sobre compostagem.
A programação teve encerramento no sábado, 23/03, com atividades e dinâmicas relacionadas à água com o grupo de escoteiros Heliodoro Muniz e pintura de rosto com os Voluntários da Alegria. A manhã ainda teve a participação da ETA piloto.
Confira algumas fotos dessa semana:
Por: Marketing BF