Banco da Família adota a metodologia Semáforo de Eliminação da Pobreza


O Banco da Família, instituição catarinense de microfinanças, traz para o Estado a metodologia Semáforo de Eliminação da Pobreza. Consiste em um sistema desenvolvido no Paraguai que pontua ações estratégicas e coloca as pessoas como protagonistas das mudanças nas suas vidas. O modelo da Fundación Paraguaya, que foi destaque no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, pontua 50 indicadores de qualidade de vida. O Banco da Família firmou uma parceria com a instituição para adotar o programa nas regiões onde atua no Sul do Brasil.

A partir de janeiro, 300 famílias começam a participar de projeto piloto, informa a fundadora e presidente da instituição de microcrédito, Isabel Baggio. Os registros são feitos por aplicativo que pode ser usado no celular ou computador.

– A nossa missão é promover qualidade de vida e transformação social. Hoje, percebemos que isso não fica restrito à oferta de crédito. Nós queremos ajudar as pessoas a realizarem sonhos e essa ferramenta veio ao encontro do que já fazemos há 21 anos – afirma a presidente.

Para ela, o grande diferencial do Semáforo de Eliminação da Pobreza é garantir para as famílias o protagonismo no esforço de melhoria da sua qualidade de vida. O sistema já é adotado em 20 países, entre os quais Estados Unidos, Inglaterra, México e Chile.

O aplicativo conta com um mapa visual que destaca em vermelho ou amarelo os pontos que merecem mais atenção. A metodologia inclui um diagnóstico inicial e posterior apoio técnico do Banco da Família para a definição de planos para solucionar os problemas mais graves encontrados.

Os agentes de crédito do Banco da Família foram treinados pela Fundación Paraguaya para fazer tanto o diagnóstico quanto a definição de estratégias para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Por Estela Benetti (NSC) 

Banco da Família é case de sucesso no Seminário Nacional de Microfinanças em Salvador

Nos dias 02 e 03 de dezembro aconteceu em Salvador (BA) o Seminário Nacional de Microfinanças 2019 organizado pela ABCRED (Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças). O evento reuniu representantes de diversas instituições de todo o Brasil e teve como tema:  “As microfinanças como ferramenta para o desenvolvimento de humano”.

O primeiro dia de evento contou com quatro abordagens, dentre elas “O futuro das OSCIP’s”, que foi ministrado pelo nosso Conselheiro Administrativo, Carlos Eduardo de Liz. Muito se foi debatido sobre a temática entre os presentes, aonde ficou difundido e reafirmado que as microfinanças abrangem necessidades que vão muito além do que somente a assistência ao empreendedor do pequeno e médio negócio.

O futuro das OSCIP’s está diretamente ligado ao reconhecimento e ampliação da visão das instituições de que as microfinanças é muito mais ampla que o microcrédito e que este é o norteio do futuro explica Carlos.

Já no segundo dia, o Banco da Família foi reconhecido pelas demais instituições presentes como case de sucesso em financiamento de instalações hidrossanitárias. O evento destacou a importância do saneamento básico e o impacto que causa na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A parceria com a instituição Water.org nos impulsionou a ir além, através de uma estrutura orçamentária que nos possibilitou trabalhar mais fortemente com ações de marketing, contribuindo para que alcançássemos um maior público e assim pudéssemos melhorar ainda mais qualidade de vida dessas pessoas afirma nosso conselheiro Carlos.

Confira alguns momentos do Seminário:

Por: Marketing BF

 

Banco da Família recebe Certificado de Responsabilidade Social – Alesc

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou no dia 02 de dezembro, sessão especial para premiar os vencedores da 9ª edição do prêmio de Certificação e Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC. Foram agraciadas 86 organizações, sendo 52 sem fins lucrativos, 29 empresas privadas e cinco empresas públicas. Dentre os premiados, estava o Banco da Família que pela sexta vez foi certificado.

Promovido pelo Parlamento catarinense e entidades parceiras desde 2011, o certame tem por objetivo prestar reconhecimento às instituições que tenham ações sociais e para preservação do meio ambiente incluídas em suas políticas de gestão, conforme explicou Ana Carolina Rocha, que preside a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, encarregada de analisar os balanços das empresas participantes.

As organizações que obtiverem os melhores desempenhos na certificação são premiadas com o Troféu Destaque. “Nós analisamos os balanços sociais dentre aqueles certificados, quem tem um destaque, quem têm gestos abrangentes, e a comissão vota. Este ano foram premiadas seis empresas e entidades com atuação em Santa Catarina.”

Na categoria Organizações sem Fins Lucrativos, o troféu foi para a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) e para a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC). Entre os empreendimentos do segmento de Comércio, Serviço e Turismo a premiação foi para a GR Soluções Ambientais (pequeno porte); Bontur Bondinhos Aéreos Ltda. (médio porte); e Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento (grande porte).

Já na categoria Indústria de Grande Porte, o reconhecimento foi para o Grupo Portobello. A lista completa das organizações certificadas, por área de atuação, pode ser conferida no site da Responsabilidade Social.

Confira a matéria completa no Portal Alesc.

Por: Alexandre Back / AGÊNCIA AL