O Banco da Família firma parceria com a Federasul, entidade que reúne 158 associações empresariais do Estado. O acordo vai ampliar a oferta de linhas de crédito em condições diferenciadas a empresas e pessoas físicas no Rio Grande do Sul.
Chegamos ao estado em 2005 e já atuamos em 28 cidades gaúchas, sempre com foco no estímulo ao empreendedorismo e no atendimento a pessoas físicas que enfrentam dificuldades de acesso a crédito. “Nossa organização nasceu há mais de duas décadas para auxiliar pessoas desbancarizadas e empreendedores de negócios de micro e pequeno porte. Desde então ampliamos a área de atuação e lançamos diversos produtos, mas sempre mantivemos esse propósito”, diz Isabel Baggio, presidente da instituição.
Pela parceria entre a Federasul e o Banco da Família, nossos agentes de crédito poderão atuar na sede de associações comerciais parceiras e oferecer para a comunidade produtos como linhas de crédito para reforma ou construção, saneamento básico, empreendedorismo, para formais ou informais, entre outros. Também será oferecida uma linha de crédito – o BF Coopera – exclusiva para as empresas filiadas à associação parceira.
Uma terceira opção serão empréstimos oferecidos pelas empresas a seus colaboradores, com desconto em folha e condições diferenciadas para atender as necessidades financeiras sem comprometer a viabilidade da empresa. “Desde sempre – e ainda mais agora, na pandemia – buscamos promover o desenvolvimento econômico e promover impacto social nas regiões onde atuamos. Os produtos dessa parceria geram novos negócios e possibilitam aos empresários apoiar seus colaboradores, retendo talentos e melhorando o clima organizacional”, diz Isabel Baggio.
Os negócios digitais crescem cada vez mais, então, é fundamental saber como entrar neste meio.
Nos dias de hoje, qualquer empreendedor que quer começar um negócio deve pensar na parte digital do projeto. Com o mundo todo conectado, não dá para pensar apenas em um negócio físico ou de um vendedor batendo de porta em porta tentando empurrar um produto para o cliente. Ele deve pensar em maneiras de entrar na economia digital.
Não tem como fugir dessa realidade. Nem os mais conservadores. Um estudo feito pela Oxford Economics em 2017 apontou que em 2016 a economia digital do mundo representava 15,5% do PIB global, podendo chegar a 24,3% em 2025.
Para entrar nesse mundo, ter sucesso e conseguir alavancar seu negócio digitalmente, é preciso adotar algumas estratégias. Como pequeno empreendedor, isso é ainda mais importante, já que o investimento não é tão grande.
Foram selecionadas algumas estratégias para empreendedores em início de carreira darem seus primeiros passos na economia digital. Conseguindo executar todas elas, as chances do negócio obter sucesso serão maiores em comparação aos seus concorrentes.
Redes Sociais
A maior parte dos consumidores, atualmente, estão nas redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter, Tiktok e muitos outros. É possível afirmar que esse é um dos melhores lugares para vender e anunciar produtos.
Para os pequenos empreendedores, é fundamental saber qual rede social o seu público-alvo mais usa e como se comunicar com ele nessa plataforma. Se ele usa o Facebook ou Instagram, por exemplo, saiba que será fundamental trabalhar bem com imagens e um conteúdo personalizado nos stories.
Dê uma atenção especial ao aplicativo de mensagens WhatsApp, 98% dos usuários brasileiros de smartphones usam esta ferramenta diariamente e ela tornou-se um canal de relacionamento poderoso, inclusive para os negócios, e em breve deve ser um canal de pagamentos online também.
Fazendo bem essa comunicação, será possível atrair clientes de diversas regiões diferentes do Brasil e aumentar a sua clientela.
Curso de Gestão Digital
Administrar um negócio virtual é diferente de uma loja física. Cada uma delas tem suas particularidades. Com mais conhecimento, a probabilidade de cometer erros é bem menor. E para um pequeno empreendedor, um deslize pode ser fatal.
Atualmente, não é necessário pagar uma fortuna por cursos em grandes instituições. Há muitas opções de cursos de gestão de negócios que são gratuitos, e é possível fazer pela internet e sem sair de casa. É conhecimento barato e confortável.
Aprenda a precificar o seu produto, fazer um controle de estoque e montar a melhor estratégia financeiro para o seu negócio.
Escolha de Softwares
Essa é uma das bases da economia digital. Eles serão fundamentais para tratamento de dados, hospedagem, organização de tarefas e muitas outras atividades relacionadas.
Muitos desses programas são gratuitos e serão muito importantes para o crescimento da empresa no meio digital.
Um exemplo de software que pode ser um dos melhores amigos nos seus negócios é o QuickBooks, que permite fazer o controle de caixa, relatórios, controlar histórico e outras funções de forma intuitiva. Além de facilitar o trabalho, será fundamental para a otimização de tempo.
Equipe Qualificada
Um projeto não sai do papel com o trabalho de apenas uma pessoa. Mesmo o negócio começando pequeno. O empreendedor deve se qualificar e se cercar de uma equipe qualificada e que conheça economia digital tanto quanto você.
Com mais cabeças envolvidas no projeto e todas elas tendo conhecimento, será mais fácil o projeto se desenvolver.
Organizado pelo Projeto Amar e pelas Pastorais Sociais da Diocese de Lages, a ação visa promover conhecimento por troca de alimentos. Essa iniciativa nasceu da demanda de pessoas em situação de vulnerabilidade. O evento acontece nesta sexta (11) e sábado (12), das 09h às 17h, no Espaço Cultural da Praça João Costa, o calçadão, no centro de Lages.
Durante três meses, os voluntários do projeto arrecadaram livros de todos os gêneros que agora poderão ser trocados por 2kg de alimentos não perecíveis, dois litros de leite ou por R$ 10 cada volume.
A coordenadora do Projeto Amar, iniciativa voluntária da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, Elisa Lima, informa que as arrecadações serão destinadas para a confecção de cestas básicas, que serão destinadas para comunidades carentes do município.
A ação tem o apoio de outros grupos como a Fraternidade Franciscana da Juventude e Grupo Betel. Além de entidades públicas e privadas como a Amures, Acil, CDL, Banco da Família, Sesi, Credicomin, Sesc, Senai, OAB-Lages, CIS-Amures, Cisama, Conserra, Uniplac, Sebrae, Lages Garden Shopping, Fórum das Entidades, Arteris Planalto Sul e Gered Lages. Essas instituições abraçam a campanha Juntos+Fortes e somam à ação beneficente.
Representantes de entidades integrantes da Campanha Juntos+Fortes entregaram nesta terça e quarta-feira (02), as premiações aos alunos da rede municipal vencedores do Concurso de Vídeos que leva o nome da campanha. Concorreram 132 vídeos, em que os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal relataram o que estão fazendo em casa, para se proteger da Covid-19.
Os vídeos com no máximo 30 segundos foram um desafio às crianças, uma vez que além da apresentação pessoal, tinham de terminar a produção com a frase “Juntos+Fortes”. Os vencedores foram premiados com um celular de última geração ao primeiro colocado, um tablet ao segundo e um smartwatch (relógio inteligente) ao terceiro.
Os alunos Arthur Oliveira Rodrigues, do Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza, de Palmeira; Airton José Meinertz Petri Júnior, da Escola Municipal de Educação Básica Juscelino Kubitscheck, de Lages e Ana Luiza Martins, da Escola Municipal de Educação Básica Jornalista Caldas Júnior de Correia Pinto, foram os premiados de 1° a 3° colocado, respectivamente.
Os secretários de Educação dos 18 municípios da região receberam as regras do concurso e um tutorial de como os alunos poderiam participar. As entregas dos prêmios foram emocionantes, pois os alunos e familiares foram surpreendidos em casa pelos gestores de educação e integrantes da Campanha Juntos+Fortes.
Tudo foi pensado para evitar aglomeração e respeitar as normas de prevenção ao coronavírus. Um dos objetivos dos vídeos foi o fortalecimento de vínculo familiar, uma vez que os alunos estão em casa há muito tempo sem aula presencial. Dentre os critérios avaliados nos vídeos estão a mensagem de prevenção a Covid-19, criatividade e produção dos trabalhos.
A Campanha Juntos+Fortes envolve 19 entidades entre públicas e privadas e visa a melhora da autoestima das pessoas, especialmente neste momento de pandemia. São elas, Acil, CDL, Banco da Família, Credicomin, Uniplac, Amures, Conserra, Cisama, CIS-Amures, Arteris Planalto Sul, OAB/Subseção de Lages, Prefeitura de Lages, Sebrae, Sesi, Senai, Sesc, Lages Garden Shopping, Fórum das Entidades e Gered/Lages.