“Despertar” é uma metodologia que permite identificar o que precisa melhorar em vários aspectos da vida
O Banco da Família atua há 25 anos na melhoria da qualidade de vida das pessoas através da concessão de crédito e orientação financeira, mantendo um forte compromisso com a responsabilidade social. Uma das iniciativas é o programa Despertar, uma ferramenta que possibilita que famílias em vulnerabilidade social possam sair da situação de “pobreza” e despertem para uma transformação em todos os sentidos.
O Despertar utiliza uma metodologia inovadora chamada “Semáforo de Eliminação da Pobreza” criada pela Fundação Paraguaya, difundida em 55 países por mais de 800 instituições e que foi implantada pelo Banco da Família em 2020.
As famílias participantes respondem um questionário com 53 indicadores, e fazem uma auto avaliação da própria realidade em que vivem. Cada resposta é preenchida com uma cor, sendo vermelho utilizado para situações ruins, amarelo para situações intermediárias, e verde para aquelas consideradas ideais.
Os colaboradores do Banco da Família e voluntários externos são os “mentores” e aplicam o questionário que trata de seis pilares da vida familiar e medem os níveis de “pobreza”, que vão muito além das questões essencialmente financeiras como: renda, habitação e infraestrutura, educação e cultura, saúde e meio ambiente, organização e participação, autoestima e motivação.
O objetivo é elevar todos os indicadores dos participantes ao nível verde, por isso, depois da avaliação, é feito um mapa físico em que a família consegue ver os pontos positivos e tópicos que precisa melhorar. Com o apoio do mentor, que acompanha a família por seis meses, é traçado um plano de ação para melhorar as áreas críticas.
A adesão ao programa é totalmente gratuita e desde que o programa foi iniciado em 2020 mais de 2 mil famílias já foram atendidas na região sul do Brasil. Em 2024, o programa conta com a participação de mais de 150 colaboradores do Banco da Família que atuam como mentores. Além disso, a metodologia também é promovida por meio de parcerias com a Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), onde os alunos recebem bolsas de estudo em troca do envolvimento social.
Os colaboradores do Banco da Família que são mentores do Despertar, participaram de alguns treinamentos voltados a capacitação e melhoria da aplicação do método para as famílias. Encontros que promoveram a troca de experiências e a integração de todos que estão engajados neste projeto inovador.
Para todos os participantes do Despertar, sejam os mentores ou as famílias auxiliadas é um momento único de reflexão, auto avaliação e conscientização. É o despertar para uma vida melhor, mais próspera e feliz.
Texto: Comunicação Banco da Família
Fotos: Arquivo Banco da Família Programa Despertar