Iniciativa que oferece microcrédito para pessoas na base da pirâmide será destaque no Festival Global de Inovação Social

Fundadora e presidente do Banco da Família, maior gerador de desenvolvimento social do Brasil entre instituições de microfinanças (MicroRate), Isabel Baggio está confirmada no Festival Global de Inovação Social do Impact Hub. O evento será no próximo domingo, dia 14, em Florianópolis, e tem como objetivo promover a troca de experiências entre participantes de mais de 100 cidades diferentes pelo mundo.

Isabel vai compor a roda de conversa “Inovação na base da pirâmide – Inovação e microempreendedorismo“, onde irá compartilhar a experiência a frente da instituição que há mais de 20 anos disponibiliza microcrédito a quem não tem acesso ao sistema financeiro tradicional nos três Estados do Sul do Brasil.

“O Banco da Família surgiu como uma alternativa simplificada aos pequenos negócios, formais e informais, e ao longo de duas décadas tem contribuído para o desenvolvimento regional e a transformação da realidade de milhares de famílias”, contou a empreendedora.

A roda de conversa com a fundadora do negócio social ocorre às 13h30min, no Centro de Inovação ACATE – Primavera. Além dela, farão parte do debate a gerente de Mercado do Sebrae, Soraya Tonelli, e a analista de Inovação do Sebrae, Olivia Castro, com mediação da Maíra Rodrigues, do Impact Hub Floripa.

O evento integra uma tradição da comunidade dos Impact Hubs pelo mundo, que se reúnem em alguma de suas localidades. Em 2019, pela primeira vez o evento será no parte sul do globo, em Florianópolis. O evento geralmente é voltado para makers — quem trabalha em Impact Hubs — mas, a edição de Floripa foi aberto ao público (inscrições já encerradas).

O Banco da Família

O associativismo entre mulheres empreendedoras de Lages, na Serra Catarinense, foi o que possibilitou a criação da instituição, em 1998, após levantarem em torno de R$ 200 mil entre doações e apoio governamental.

“Muitos achavam que era um projeto imprudente investir em algo que iria emprestar dinheiro para trabalhadores informais, que não tinham acesso ao crédito e não conseguiam financiamento para crescer, mas provamos o contrário”, lembra Isabel.

A instituição, que até 2003 levava o nome de Banco da Mulher e impulsionava, principalmente, pequenos negócios que filhas, mães e avós assumiam para ajudar no sustento da família, está em acelerado processo de expansão. Com 19,9 mil clientes ativos e 171 funcionários, o Banco da Família está presente em 80 municípios dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Ao longo da história, já concedeu mais de R$ 775 milhões em crédito, em cerca de 289 mil operações.

Isabel Baggio

Fundadora do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Fundadora e Presidente do Instituto José Pascoal Baggio, Diretora de Marketing da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Diretora do Jornal Correio Lageano, Isabel Baggio é fundadora e preside o Banco da Família, negócio social de microfinanças voltado para pessoas que estão na base da pirâmide. Em 2018, o BF foi classificado como a melhor instituição de microfinanças da América Latina e maior geradora de desenvolvimento social do Brasil, segundo a MicroRate empresa especializada em avaliações da área.