Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o Banco da Família recebeu a visita da Fundação Dom Cabral, na qual as professoras Mariana Simões e Flavia de Magalhães Alvim participaram de uma imersão no Programa Despertar. O principal objetivo da visita foi explorar em detalhes o Programa Despertar, seu impacto nas comunidades, as famílias que concluíram o ciclo e, acima de tudo, vivenciar em primeira mão a aplicação dessa ferramenta inovadora.
O Programa Despertar, é uma ferramenta de autoavaliação projetada para capacitar as famílias a identificarem suas próprias potencialidades e ações para melhorar áreas de fragilidade. Utilizando um dispositivo tablet, as famílias respondem a um questionário composto por 53 indicadores, abrangendo seis dimensões fundamentais de suas vidas, que são elas Renda e Emprego, Habitação e Infraestrutura, Saúde e Meio Ambiente, Educação e Cultura, Organização e Participação, Autoestima e Motivação. Os resultados dessa avaliação fornecem informações valiosas para orientar a jornada de desenvolvimento de cada família.
O Programa despertar já impactou mais de 1000 famílias que tiveram acesso a essa ferramenta que tem se mostrado eficaz na melhoria da qualidade de vida das famílias. Essa iniciativa não apenas oferece uma oportunidade única de autoavaliação, mas também fornece a possibilidade de as famílias identificarem suas potencialidades e comemorar por elas, bem como as fragilidades e atuar para melhorar.
À medida que o Programa Despertar continua a prosperar, espera-se que seu impacto positivo se espalhe ainda mais, beneficiando não apenas as famílias envolvidas, mas também as comunidades em que estão inseridas. Agradecemos a visita da Fundação Dom Cabral por compartilhar conosco este momento de troca de conhecimento.