RH – Conte um pouco da sua trajetória no Banco da Família?
Falar sobre o Banco da Família é falar sobre grande parte da minha história. Iniciei minhas atividades na instituição em 02 de janeiro de 2002 como agente de crédito e estava à procura de realizar algo que se identificasse com meus valores pessoais. Através da UNIPLAC, participei do projeto BQT – Bairros que Trabalham, me identifiquei com a vivência e aprendizado junto aos pequenos empreendedores, pois realizávamos visitas aos negócios formais e informais. Assim há mais de uma década aqui estou e tenho certeza que encontrei o local certo.
RH – Qual a importância do BF em sua vida?
O Banco da Família com certeza é muito importante na minha vida. Muitas das minhas conquistas pessoais caminharam junto com minha trajetória profissional. Fiz minha primeira pós-graduação, na época com a parceria de um convênio entre o Banco e a UNIPLAC, onde também tive o auxílio da instituição para concluí-la. Casei, tive meus dois filhos. Reformei e reestruturei minha casa, tive a oportunidade de adquirir meu primeiro carro e também tirei minha habilitação.
RH – Quais foram as mudanças na instituição que você percebeu ao longo destes anos?
Aqui vivenciei e acompanhei as mudanças e melhorias na instituição. Quando iniciei éramos apenas 12 funcionários, hoje somos 90, um crescimento surpreendente. Vi o banco expandir e atravessar fronteiras, levando também a outras praças o seu propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Também procurou profissionalizar-se e melhorar seus processos, buscando crescimento contínuo e sempre visando manter a qualidade.
RH – Qual a mensagem que você deixa para os colaboradores que estão iniciando na nossa Instituição?
Sempre gosto de dizer aos colegas que estão iniciando no banco para que se permitam conhecer, aprender e principalmente vivenciar esta experiência maravilhosa que é o microcrédito. Compartilhar desta missão mudará não só a vida dos clientes que irá atender, mas também a sua e tenho certeza que jamais serão os mesmos.
RH – O você gostaria de dizer a equipe do Banco da Família?
Me sinto feliz e honrada em ser uma das colaboradoras de mais tempo na instituição. Vejo a permanência e a solidificação desse sonho na visão de futuro do banco em permanecer expandindo. Sabendo que quem concretiza tudo isso, somos nós mesmos onde juntos e unidos somos responsáveis pelo sucesso desse projeto. Também vi ao longo desses anos o banco fazendo a diferença na vida de seus colaboradores, eu sou uma delas, sei que evolui imensamente como profissional e também como pessoa. Outro dia li uma mensagem da ONU, que dizia: ‘‘UM PEQUENO EMPRÉSTIMO, PODE MUDAR A VIDA DE UMA FAMILIA; VÁRIOS PODEM FORTALECER UMA COMUNIDADE; MILHARES PODEM TRANSFORMAR UMA ECONOMIA INTEIRA”. Acredito que essa mensagem vem de encontro a todo o trabalho que realizamos e nos incentiva na importância de continuarmos, pois com certeza o microcrédito faz toda a diferença na vida das pessoas. Me sinto plena e feliz pois tenho a cada dia a oportunidade, através de meu trabalho, de ajudar indivíduos em seus projetos, fortalecer uma comunidade e assim transformar uma economia para melhor!
“Nascemos para sermos PONTES, muito mais do que MURALHAS”. (Karina Matos Freitas)