O que é o Microcrédito?

O microcrédito é uma modalidade de empréstimo destinada para pequenos empreendedores, os quais enfrentam muitas dificuldades para conseguir as opções de créditos tradicionais, se encontra necessariamente num contexto de microfinanças, sendo esta entendida como sendo o fornecimento de empréstimos, poupanças e outros serviços financeiros.

O professor Muhammad Yunus foi o idealizador e realizador de uma experiência pioneira de microcrédito que ficou conhecida no mundo todo, o que lhe rendeu um Prêmio Nobel da Paz em 2006. Segundo Yunus o microcrédito é dirigido às populações pobres ou muito pobres, caracterizadas pela absoluta falta de acesso a crédito. Nesse conceito o microcrédito se caracteriza como uma política de combate à pobreza, e não exatamente como uma política de financiamento.

No Brasil o microcrédito está em fase embrionária, na maioria das vezes com iniciativas de ONG’s, mesmo sendo pouco difundido e enfrentando os obstáculos burocráticos, o microcrédito no Brasil é considerado de sucesso.  Por se tratar de um modelo de negócios sociais, não existe a distribuição de lucro ao acionista, havendo lucro, ele é totalmente reinvestido no negócio maximizando o impacto social.

O Banco da Família se inspirou no modelo do Yunus para começar as atividades de microcrédito no sul do Brasil e além do microcrédito voltado para o empreendedor, utilizamos o contexto de microfinanças para liberar outras linhas de crédito, como a construção de casas de madeira (BF Casa), construção de banheiro e rede de esgoto (BF Saneamento) entre outros produtos, para melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas nas áreas onde atuamos.

Fontes:

https://www.yunusnegociossociais.com/

https://financer.com/br/emprestimo/microcredito/  

https://pt.wikipedia.org/wiki/Microcr%C3%A9dito#A_experi%C3%AAncia_de_Muhammad_Yunus