Banco da Família discute parceria com Amures

Presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, participou da reunião, que contou com a presença de diretores da AMURES e do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense

A presidente do Banco da Família e da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED), Isabel Baggio, reuniu-se com representantes da Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES) e do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA) na semana passada em Lages. Na ocasião, foram analisadas possíveis parcerias entre o Banco da Família e as entidades da Serra catarinense. Estiveram presentes outros dois gestores da instituição, Marcelo de Souza e Rodrigo Rosa, o secretário executivo da AMURES, Walter Manfroi, o diretor executivo, Selênio Sartori, e a engenheira Catinara Goedert, do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA).
Para iniciar a conversa entre as três instituições, o Banco da Família exibiu algumas de suas soluções de microfinanças. Um exemplo são as linhas de crédito BF Agro, para agricultores e produtores rurais, e BF Saneamento, para ampliação de rede de esgoto e captação de água potável.

Além disso, os projetos Produtores da Serra e Despertar também foram apresentados. O primeiro é um programa que tem como objetivo fomentar a comercialização da produção local, impulsionando o crescimento dos pequenos negócios, gerando e também ampliando a renda das famílias produtoras. Já o segundo é um questionário aplicado pelos agentes do Banco da Família com seus clientes que avalia seis pilares da vida familiar deles e o nível de “pobreza” – que vai muito além da questão financeira.

A instituição de microfinanças, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), é considerada a maior do Sul do país, segundo a ABCRED. Ela já realizou cerca de 400 mil operações em cidades do Sul do Brasil, concedendo R$2,4 bilhões (índice atualizado pelo IGP-M em 05/2023) em créditos para reformar casas, saneamento básico, empreendedorismo, entre outros produtos.

O Banco também foi classificado como o melhor do Brasil e terceiro do mundo no setor, segundo a Microrate, além de ter ganhado o selo de Great Place To Work neste ano.